Entrevista, que nada! É conversa…

A primeira etapa da construção dos nossos livros é a série de entrevistas que fazemos com os protagonistas e personagens periféricos. Estes ajudam muito a trazer episódios que correm o risco de ficar esquecidos ou sem os detalhes que tanto fazem a diferença na hora de escrever.

E então chega o dia da tal entrevista, do “difícil” momento de ser entrevistado. Sim! Boa parte de nossos entrevistados temem quando chegamos para escutá-los – principalmente esses personagens envolvidos de maneira indireta com o projeto. Ficam ansiosos, acham que não têm nada para contar de interessante, pedem de antemão “me diga se eu estiver falando alguma coisa errada…”, e por aí vai…

Acontece que não somos entrevistadores. Um dos exemplos que seguimos para praticar este ofício, o escritor norte-americano Tom Wolfe, dizia que o bom jornalista não é aquele que enche seus entrevistados de perguntas. Como escritores, contamos histórias. Como entrevistadores, na verdade, somos conversadores. Gostamos de pessoas, de suas trajetórias, dos causos… Isso nos alegra e nos basta. Não precisa falar bonito, cada palavra dita tem sua beleza e nós construímos o texto inspirados pela música sincera que ouvimos durante meses de conversas.

Então, já fica avisado: se um dia acontecer de tocarmos sua campainha, pode ficar tranquilo. A história que você sabe é muito interessante para nós! E se tiver um cafezinho fresco, a gente aceita também.

Sua história é nossa inspiração no momento da escrita.

Sua história é nossa inspiração no momento da escrita.

Categorias: Bastidores, Nosso Ofício | Tags: , , , | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: