Fred Linardi – O livro amarelo do terminal, de Vanessa Bárbara
A jornalista Vanessa Bárbara passou dias e noites no Terminal Rodoviário do Tietê conversando com dezenas de passageiros e funcionários, o que resultou neste trabalho extremamente original. O livro não é apenas de uma reportagem propriamente dita, mas um exemplo de como um cenário cotidiano pode ser retratado de forma dinâmica e envolvente. A escritora retrata o momento de diversas pessoas que por lá passam ou trabalham, interpretando o funcionamento deste mundo à parte sob seu olhar crítico e espirituoso.
Regina Magalhães – Uma duas, de Eliane Brum
Fala do relacionamento de mãe e filha e dos limites tão tênues de onde termina uma e começa a outra. Visceral, tem uma narrativa ritmada, intensa. Tão ficção, tão realidade…
Rodrigo Casarin – Honra teu pai, de Gay Talese
Publicado originalmente no Brasil como Honrados mafiosos (que, convenhamos, é um nome muito melhor), Honra teu pai foi relançado recentemente pela Companhia das Letras em sua coleção de Jornalismo Literário. A obra é uma das preciosidades produzidas por Gay Talese, que, para escrever o livro, passou cerca de sete anos realizando pesquisas, entrevistas e convivendo com mafiosos.
Sylvia Beatrix – Eu receberia as piores noticias de seus lindos lábios, de Marçal de Aquino
Esse livro é lindo, erótico e triste. Ao mesmo tempo, mostra a força do amor q que nem só de finais felizes hollywoodianos é feita a vida. Super recomendo.